2011.GAR

Código: 2011.GAR
Título: Casa Garopaba
Tipo: Casas
Data: Março de 2020
Cliente: Particular
Endereço: Condomínio Rosa Internacional, Garopaba/SC
Área:225,33m²

Com os desafios projetuais concentrados aos limites imediatos do lote, sem particularidades ou condições acentuadas, a casa localizada em um condomínio residencial na Praia do Rosa – SC, reuniu esforços inicialmente em atender as demandas do programa de necessidades, de interesse da família. Visando melhor eficiência energética, propõem-se um diálogo entre volumes e planos opacos, de diferentes materialidades, em contraste com a leveza de áreas transparentes, gerando sombra e luz mediados por sacadas e aberturas que permitam ventilação adequada aos ambientes internos.

Poucas operações morfológicas determinam as caraterísticas principais da moradia que, através da disposição dos grandes planos laterais, geram espaços com visuais de grande profundidade para parte frontal e posterior do lote, concedendo maior privacidade para os lotes adjacentes. A fachada, por sua vez, é concebida pensando em um volume em balanço que contem duas suítes no pavimento superior e um acesso com grande continuidade visual abaixo.

Estrutura e materialidade são pensadas e concebidas em conjunto, onde o optar pelo concreto armado aparente de ripas dispostas de maneira vertical no volume inferior e na horizontal no volume superior, caracteriza a totalidade da peça arquitetônica. Além disso, é um material de pouca manutenção que terá sua condição modificada com o passar do tempo, conferindo-lhe um caráter significativo e icônico dentro da edificação. Da mesma forma, os materiais dos revestimentos internos também são sinceros, em sua forma natural, resultando em espaços acolhedores e atemporais. Destaque para o forro em pranchas de madeira natural, e o granito mostrados como são, com imperfeições e desgaste natural que serve de testemunho dentro do conceito adotado.

Os interiores foram projetados com um programa contemporâneo através de layouts que permitem a diversidade de uso e a integração entre os espaços. O pavimento térreo se abre para o terreno de forma fluida. A noção de dentro e fora é enfraquecida pelas grandes aberturas de vidro e o mobiliário proposto estabelece um diálogo harmonioso entre a arquitetura, paisagismo e decoração. O volume do jantar com pé-direito duplo é o responsável por articular os fluxos da casa, vinculando toda a área íntima com o ambiente social e o pátio externo.